III Bienal Internacional da BAHIA

03/12/2013 09:04

Solar_do_Unhão_MAM_Bahia

O evento vai contar com exposições e atividades na capital e no interior do Estado e acontecerá durante 100 dias; A última Bienal foi realizada em 1968, há mais de quarenta anos.

 

Foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (2), a Bienal da Bahia, que vai acontecer entre os dias 29 de maio e 4 de setembro, de 2014, em Salvador. O anúncio foi feito pelo Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, no Museu de Arte Moderna (MAM).

A Bienal Internacional da Bahia foi criada por decreto em 2009. Durante cem dias o evento vai apresentar exposições e atividades educativas na capital e no interior. A nova Bienal substitui o Salão da Bahia, organizado pelo MAM.

“Não será apenas uma bienal de artes visuais, pois vamos ter um grande diálogo com a cultura da Bahia, do Brasil e do mundo. A ideia é que cada vez mais esta cultura seja reconhecida. Além disto, queremos fazer um evento que resgate a história das edições passadas, realizadas em 1966 e 1968. Simbolicamente, é muito importante esta ser a terceira, e não a primeira Bienal da Bahia. Nada mais justo do que retomar essa história”, revela o secretário.

Durante quase três meses o MAM promoveu eventos que tinha como objetivo, discutir modelos e histórias das bienais internacionais de arte. A proposta era solidificar a Bienal Internacional de Arte da Bahia. O evento, que foi lançado no Casarão do MAM e contou com a participação do diretor-geral do evento, Marcelo Rezende, do curador-chefe Ayrson Heráclito, da coreógrafa Lia Robato e do artista plástico Gaio.

O curador Marcelo Rezende, disse que a lista com os nomes dos artistas que irão participar do evento será divulgada no dia 10 de dezembro. “Até o momento, já temos cerca de 270 artistas”; Também já mapeamos 19 espaços em Salvador e 10 municípios do interior, com os quais queremos trabalhar. No dia 18 de janeiro, iniciaremos a formação de mediadores para a Bienal, que tem um importante caráter educativo”, explica o diretor.

Com o tema "É tudo nordeste?" é a indagação do projeto curatorial, o conceito central que percorre todas as ações, exibições, projetos e encontros.

Vista_aérea_Mam_BahiaEntrada_Mam_Bahia

Fonte: G1 / Bahia

 

Banner_Feed_Notícias

Newsletter

Assine a nossa newsletter: