Exposições Recomendadas - Caixa Cultural

17/09/2013 01:00

Salvador Dalí: A Divina Comédia

Inferno-Fraude-400x600-1Inferno-O Avarento e o Pródigo-400x600-1Paraiso-A Cruz de Marte-400x600-1

Inspiradas no livro "A Divina Comédia", de Dante Alighieri (1256-1321), cem gravuras feitas pelo pintor surrealista Salvador Dalí (1904-1989) estão expostas na Caixa Cultural São Paulo (centro) desde o dia 31 de agosto; Feitas com a técnica de aquarela entre os anos de 1950 e 1960, as obras foram encomendadas pelo governo italiano para celebrar os 700 anos desde o nascimento do escritor. Atualmente pertencem a uma coleção privada. As figuras percorrem toda a narrativa, do inferno ao paraíso.

Paraiso-Cacciaguida prevê o exílio de Dante-400x600-1Purgatório-O Reino dos Penitentes-400x600-1Purgatório-OS Avarentos-400x600-1

_______________________________________________________________________________________

LUZÊNCIAS

“Axl Leskoschek” – Até 22 de setembro

As miniaturas iluminadas do artista austríaco Axl Leskoschek que enriqueceram grandes obras literárias editadas no Brasil. A exposição apresenta 100 gravuras, produzidas pelo artista entre 1939 e 1948, período em que morou e trabalhou no Brasil.

Reconhecido por sua requintada miniaturização da ação humana, Axl Leskoschek pega carona na mobilidade dramática dos personagens literários e implode essa característica em suas linhas, luzes e sombras, cortes no escuro da madeira, para iluminar e projetar a dimensão incomensurável de sua arte, miniaturizada, no espaço físico da matriz e a recorrente impressão sobre o papel; Sintetizando o máximo de detalhes no menor espaço.

axl-leskoschek-xilogravuraAxl Leskoschek_Xilogravuraaxl-leskoschek-xilogravura

_______________________________________________________________________________________

IMAGENS DESCONSTRUÍDAS

“Lucas Simões” – Até 20 de outubro

Exposição na qual o artista pesquisa o suporte e a materialidade da fotografia, explorando suas possibilidades de profundidade e volume, por meio de sobreposições, recortes e curvatura.

Lucas Simões é um artista independente, com formação em Arquitetura e Urbanismo. Em seu processo criativo, o artista busca intervir em objetos ou imagens que carregam significados, os quais ele dobra, corta e desconstrói em novas formas, e cria uma nova representação de imagens que oscilam entre beleza e estranheza, movimento e profundidade; A exposição tem como curador o artista plástico Gilberto Salvador.

desretrato_oltremare_lucas-Simoes_smallImagem_lucas_simoes111_lucas_simoes

_______________________________________________________________________________________

Local: CAIXA CULTURAL SÃO PAULO – Praça da Sé, 111 – Centro - próximo à Estação Sé do Metrô

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.

Informações e agendamento de visitas: (11) 3321-4400.

Recomendação etária: livre

Entrada franca em todas as exposições

Mais Informações acesse o site >>Logo_Caixa_Cultural

Banner_Rss_Feed_Notícias

Newsletter

Assine a nossa newsletter: