Dez dicas de Juarez Machado aos artistas
1. Não acredite tanto no seu talento.
2. Trabalhe das 5 da manhã até as 2 da madrugada, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos; Ser artista não é emprego, você não tem nenhum direito trabalhista e se fizer greve de fome, com certeza irá morrer e ninguém irá se importar.
3. Não perca tempo em longos papos com amigos resolvendo os problemas do mundo. Pinte-os.
4. Não fale de arte com artistas e nem de dinheiro com banqueiros. Você acabará falando bobagens.
5. Nunca, mas nunca mesmo, dê de presente seus trabalhos. O presenteado nunca dará o devido valor que você espera.
6. Sejam arrogantes com os colecionadores, compradores, donos de galeria, jornalistas, críticos de arte, curadores, políticos e até mesmo patrocinadores, porém, muito humilde com você mesmo.
7. Conheça e estude seus limites e medos, para bem jogar o jogo. Todo bom jogador de bilhar sabe o tamanho do seu taco.
8. Observe, veja, leia, estude, pergunte, escreva, desenhe, decore para um dia esquecer tudo e criar sua própria linguagem.
9. Use algumas palavras mágicas como: “bom dia!” “com licença!” “muito obrigado!” e ”Por favor!”. Aprenda em varias línguas, caso fracasse como artista, você estará garantido como carregador de malas em algum hotel internacional.
10. Faça do seu atelier um lugar sagrado. Por mais simples que seja. Até mesmo uma mesinha no canto da sala. Respeite e faça ser respeitado por este pequeno espaço, pois é lá que você irá criar o seu imenso universo.
“Em cada casa fiz um atelier e nele naveguei. Em cada viagem fiz um barco e do seu casco, como um ventre fértil, fiz minha pátria”.